sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Podemos nos orgulhar desse brasileiro!!!

Veja até ao final do vídeo e observe como Sérgio Mascarenhas associa nosso
 futebol, ciência e favelados...

Sérgio Mascarenhas é cientista, coordenador do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP em São Carlos, um dos pioneiros da física na região e Titular Benemérito do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Formado em Química e Física pela Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro, Mascarenhas foi um dos primeiros bolsistas do CNPq, no ano de sua fundação, 1951.

Sérgio Mascarenhas realizou trabalhos na área de Dosimetria de Radiações (processo de monitoramento de radiação emitida), o que lhe permitiu, por exemplo, medir a quantidade de radiação existente em ossos das vítimas de Hiroshima.

Carreira

Nascido em 2 maio de 1928, Sérgio Mascarenhas trilhou uma carreira de grande sucesso na área acadêmica e trouxe grandes avanços científicos para o país e, sobretudo, para São Carlos.

Concursado como livre-docente e professor catedrático da Universidade de São Paulo, em 1958, ele foi um dos fundadores da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e lecionou em universidades nos EUA, Japão, Londres, México e Itália, entre outros países.

Coordenou projetos do CNPq, FINEP, FAPESP, BID, OEA, EMBRAPA, Comissão Nacional de Energia Nuclear, Ford Foundation, Agência Internacional de Energia Atômica (Viena), Comunidade Européia e outras entidades. Foi membro da Academia de Ciências do Terceiro Mundo (Trieste), Fellow da American Physics Society, da New York Academy of Sciences e da Academia de Ciências da América Latina.

Em suas pesquisas tratou de assuntos diversos, entre eles Eletretos (corpos permanentemente polarizados que produzem um campo elétrico e que seriam utilizados mundialmente na fabricação de microfones e aparelhos telefônicos). No início da carreira, Mascarenhas dedicou-se ao estudo do efeito termo-dielétrico, descoberto por seu ex-professor Costa Ribeiro.

Mais tarde, também realizou trabalhos na área de Dosimetria de Radiações (processo de monitoramento de radiação emitida), o que lhe permitiu, por exemplo, medir a quantidade de radiação existente em ossos das vítimas de Hiroshima.

No momento em que se noticia a morte de Steve Jobs eu me lembrei de compartilhar com vocês esse brasileiro que tenho o privilégio de conhecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário