terça-feira, 24 de julho de 2012

"Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram" (Romanos 12.15).


Barack Obama com muita simpatia e sinceridade em suas aparições públicas passa esse preceito bíblico que Paulo escreveu em sua carta aos Romanos no cap;12 vers.15.

Obama se reúne com vítimas de atirador em Denver

São muitas as religiões e é difícil entender a profundidade da doutrina de cada uma delas, mas em momentos como esse, em que um jovem entra num cinema e premeditadamente mata 12 pessoas e ferem muitas outras é necessário refletir no que todas as religiões têm falhado no ensinamento da sua doutrina de amor ao próximo.
O Presidente Barack Obama como grande maioria sabe, é protestante da denominação presbiteriana antes denominados em sua origem na França de Huguenotes.
Além de advogado, formou-se em teologia e foi ordenado pastor, tendo exercido por alguns anos o pastorado numa igreja nos USA.
Como sou de formação presbiteriana aproveito o tema e conto um papo simpático que participei com o Bispo Católico Romano Dom Clemente Isnard, já falecido;  
- Certa vez num almoço familiar Dom Clemente me perguntou qual a denominação protestante que eu pertencia, à minha resposta presbiteriana, ele disse;
- É séria!!!
Dom Clemente era uma pessoa de quem os chefes da igreja católica deviam imitar e sempre se orgulhar, ele praticava fielmente a doutrina cristã da tolerância às diferenças religiosas.

Repasso sem intenção de "arrebanhar ovelhas..." rs o site da minha igreja.
Comecei freqüentar com meus pais e irmãos em 1938, sendo que meu batismo e Profissão de Fé se deu no Natal de 1949 aos 14 anos de idade.

Do site;

O QUE É SER PRESBITERIANO:
O QUE CREMOS, COMO CREMOS E POR QUE CREMOS

 Doutrina

Como presbiterianos, afirmamos os antigos fundamentos da Igreja Cristã.
A Soberania de Deus e a Supremacia da Bíblia. A Palavra de Deus é a única regra infalível de Fé e de Prática, de doutrina e de Ética; aceitamos o Credo Apostólico; e expressamos nossa fé através da Confissão de Fé de Westminster, elaborada em 1647.
A Confissão de Fé de Westminster está subordinada à autoridade de Jesus Cristo como Ele proclamou e revelou nas Sagradas Escrituras – a Bíblia. Como os tempos e necessidades mudam, continuamos a exercitar nossa fé e aplicá-la na sociedade em nossos dias.

Síntese dos pontos  centrais da fé presbiteriana:

Cremos em Deus Pai, Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra.
Cremos em Jesus Cristo, seu Único Filho, nosso Senhor, o qual foi concebido por obra do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu ao Hades, ressurgiu dos mortos ao terceiro dia; subiu ao céu; está sentado à direita de Deus Pai, Todo-Poderoso, donde há de vir a julgar vivos e mortos.
Cremos no Espírito Santo; na Santa Igreja de Cristo, na Comunhão dos Santos; na remissão dos pecados; na ressurreição do corpo e na vida eterna.
Cremos que a Bíblia é a Palavra de Deus, nossa única regra de fé e prática.
Cremos na total incapacidade do homem para obter ou contribuir a favor de sua própria salvação.
Cremos que o homem só pode alcançar salvação através de Jesus Cristo que é o único mediador  entre Deus e os homens.
Cremos na eleição incondicional daqueles que Deus predestinou para a salvação.
Cremos que quando Deus manifesta sua graça ao homem, esta é irresistível.
Cremos que aqueles que são alcançados pela graça de Deus perseverarão nela até o fim.
Nós pregamos, mas quem convence e converte é o Espírito Santo, e “tudo o que Deus faz dura eternamente” (Eclesiastes 3.14).

Nenhum comentário:

Postar um comentário